Língua Portuguesa turmas 103 e 104, referente a quarta-feita, 22/04 - Professora Kelly


Bom dia, pessoal!!

           ANTES DE QUALQUER COISA: vocês não precisam necessariamente copiar tudo o que coloco aqui para o caderno, está bem? Quem conseguir ou quiser imprimir e colocar, ótimo. Mas é FUNDAMENTAL que todos tenham, pelo menos, a data de cada aula, o assunto que tivemos e os tópicos mais importantes para que saibam do que tratamos e o que foi estudado, ok? Além, e claro, das tarefas que forem solicitadas aula a aula. Dito isso...

                ...Como estão? Que saudade da rotina das aulas presenciais! Porém, saúde em primeiro lugar, e seguimos #emcasa enquanto for necessário! Mas essa semana refleti muito sobre as dificuldades de estudar e aprender nesse sistema tão diferente do que todos estavam acostumados.


                Claro que o sistema EaD não é novidade para o mundo, mas para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio) é! Por isso, fiquei pensando na quantidade de matéria que precisam ver sem uma rotina escolar específica; também naqueles que têm mais dificuldade em aprender uma matéria e outra, ou várias mesmo; além de tantas outras dificuldades, como a realidade de cada um em casa e mesmo a ausência do diálogo entre os colegas e com professores, para ajudar em qualquer detalhe que seja.


               Pensando em tudo isso e em como eu poderia contribuir para aprimorar a rotina de estudos de vocês, coloco aqui um resumo que fiz de um livro de que gosto muito, o “Aprendendo Inteligência”, do professor Pierluigi Piazzi. Faz parte do nosso conteúdo, afinal, estamos em Língua Portuguesa, e leitura, interpretação e aplicação dos textos permeia a nossa disciplina toda (ou componente curricular, como são chamadas as matérias agora).


                ->A tarefa de vocês será anotar no caderno e comentar aqui ou me mandar por e-mail – identificado com nome completo e turma - as respostas para as seguintes perguntas:

1) Como você está se organizando, dentro da realidade da sua casa, na rotina de estudos durante a quarentena?
2) Após ler com atenção o texto abaixo e assistir ao vídeo, como o conteúdo desse resumo pôde ajudar você na prática?

                Podem ser simples e diretos nas respostas. Lembrando que o e-mail é profkellymartins@gmail.com. Leiam com calma, reflitam e me enviem preferencialmente até sexta-feita, certo? Sei que para alguns está bem complicado o acesso e até outros problemas mais graves. Esses casos a gente resolve individualmente depois. 
                                                                                             Aguardo suas respostas e boa leitura.

BREVE RESUMO  de “APRENDENDO INTELIGÊNCIA”, 
do Professor Pierluigi Piazzi
Prof.ª Kelly

                Essas são informações valiosas para tornar-se um eficiente ESTUDANTE, não só na escola, mas para a vida.

INTELIGÊNCIA E APTIDÃO SÃO QUALIDADES APRENDIDAS.

Resumo de como criar uma rotina escolar que o faça ficar cada vez mais    
i n t e l i g e n t e.

Cinco passos do Prof. Pier para ficar mais inteligente

1) Acreditar.
2) Evitar as coisas que diminuem a inteligência (Televisão em excesso, videogame em excesso, computador/internet em excesso, drogas lícitas e ilícitas...).
3) Estudar pouco, mas constantemente - todos os dias.
4) Fazer ginástica mental (palavras cruzadas, leitura em geral, xadrez, charadas, quebra-cabeças...)
5) Ler MUITO, de tudo. Quanto mais a pessoa ler, mais inteligente se torna.

Como estudar?

- Estudar pouco, constantemente - todo dia.
- Estudar sempre com ação, sempre com lápis/caneta e papel na mão. Não utilizar apenas marca-texto, e sim anotar, rabiscar, escrever.
- Se você escrever, vai para o seu “HD”, seu cérebro. Se digitar, vai para o HD do computador...
- “Se ouço, eu esqueço. Se eu vejo, eu entendo. Se eu faço, eu aprendo.” Ditado chinês
- Durante a aula você ouve E vê, durante a aula você pode entender. Mas é quando você está sozinho, quando você faz e pratica o que ouviu e viu, é aí que você aprende.
- Prestar atenção na aula e ler com atenção é primordial, fundamental! Por isso que aqueles que ouvem com atenção a explicação, leem de verdade o eu é proposto, irão ter resultados muito melhores nos exercícios e avaliações do que aqueles que apenas “estudam para a prova”.

         Na escola ou - na hora em que se recebe o conteúdo - não há estudo, há entendimento da matéria.  O estudo e consequente aprendizado se realizam em casa, ao e s t u d a r conforme mencionado acima.

         ATENÇÃO! Não é palpite ou teoria, é ciência: a aprendizagem ocorre em ciclo circadiano, ou seja, diário. O processo de aprendizagem inicia-se, processa-se e encerra-se  em 24 horas.

Se nesse período acontecerem três coisas, o ciclo completa-se de forma eficiente:
1 – aula assistida (ou lida/ouvida/vista) com atenção;
2 – tarefa devidamente estudada no mesmo dia, em turno inverso;
3 – uma boa noite de sono (para as sinapses cerebrais processarem tudo o que foi visto, ouvido e realizado).
Se qualquer uma das três ações não ocorrer, as 24 horas foram jogadas, do ponto de vista da aprendizagem, na “lata do lixo”.
Na valsa da aprendizagem eficiente, o 1,2,3 repete-se dia após dia. Se inverter e passar para 1, 3, 2 ou ignorar quaisquer desses três passos, “já era”.
---
                Abaixo, link para entrevista dado pelo Prof. Pier, para conhecer um pouco de suas ideias.


Carreira de Pierluiggi Piazzi
·          Professor de Física do Anglo Vestibulares desde 1969 (um dos melhores pré-vestibulares do país)
·          Professor da Poli - USP - Teoria da relatividade
·          Professor da PUC - SP - Curso de pós graduação de terapia familiar - Teoria Geral dos Sistemas e Cibernética.
·          Professor da UNISANTA - Inteligência Artificial, Redes Neurais e noções de Computação Quântica.
·          Dono da editora Aleph.
·          Autor, dentre outras obras, de Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência e Ensinando Inteligência.
·          Membro da MENSA (sociedade internacional que reúne pessoas de QI situado nos 2% superiores).



--------------------



Que esse breve resumo tenha  instigado vocês a procurarem por mais informações a respeito, pois aprendizado e inteligência bem direcionada nunca existirão em demasia!

Abraços a todos e até amanhã,
quando retomaremos as variedades linguísticas e seguiremos adiante no conteúdo ;)

Comentários

  1. Nome: Álisson Almeida Dias.
    Turma: 103.

    1- Muito bem, se mantendo muito organizado.

    2- Pôde me ajudar bastante, principalmente como motivação pra mim

    ResponderExcluir
  2. Aluno: João Vitor Ortiz Bilibio
    Turma: 104

    1) Sinceramnete não uso uma organização, tento fazer o máximo que eu puder o quanto antes, mas com pausas pra não "fritar" o cérebro. Aqui em casa não é muito fácil manter a concentração por conta da minha família barulhenta, mas estou tentando, mesmo que atrasado, realizar as inúmeras aulas.

    2) O texto e vídeo possuem ótimas dicas, eu já tinha ciência desses fatos antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado manter organização com a casa cheia, né, João? Mas vamos nos adaptando à realidade atual e não perdendo o foco do que é importante fazer, alternando mesmo com as pausas para não "fritar" o cérebro, como falaste.

      Isso aí, siga estudando ;)!

      Excluir

  3. Alif dos Santos de Vargas (103)
    1)como estou respondendo atrasado eu diria que não me organizei direito no inicio da quarentena...
    2)Me ajuda a ter mais confiança, ter mais inteligencia se eu fizer o que o texto propoe em relação com a escola e para vida.

    ResponderExcluir
  4. Kamilly Vitória Borges (104)

    1) faço as atividades, porém quando vou viajar ou tenho algum compromisso eu espero passar os dias para me organizar. Mas ando me organizando o quanto posso.
    2) me motivou bastante. É fundamental pra mim, pois muitas vezes já pensei em desistir. Mas sigo firme

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Turma 21- Aula 01 03/04/20

08/04 - Exercícios sobre Variações Linguísticas/ Turma; 105 / Língua Portuguesa / Professora: Cíntia Nesello