Língua Portuguesa turmas 103 e 104, referente a quarta-feita, 22/04 - Professora Kelly
Bom dia, pessoal!!
ANTES DE QUALQUER COISA: vocês não precisam necessariamente copiar tudo o que coloco aqui para o caderno, está bem? Quem conseguir ou quiser imprimir e colocar, ótimo. Mas é FUNDAMENTAL que todos tenham, pelo menos, a data de cada aula, o assunto que tivemos e os tópicos mais importantes para que saibam do que tratamos e o que foi estudado, ok? Além, e claro, das tarefas que forem solicitadas aula a aula. Dito isso...
...Como
estão? Que saudade da rotina das aulas presenciais! Porém, saúde em primeiro lugar,
e seguimos #emcasa enquanto for necessário! Mas essa semana refleti muito sobre
as dificuldades de estudar e aprender nesse sistema tão diferente do que todos estavam
acostumados.
Claro
que o sistema EaD não é novidade para o mundo, mas para a educação básica (Ensino
Fundamental e Médio) é! Por isso, fiquei pensando na quantidade de matéria que
precisam ver sem uma rotina escolar específica; também naqueles que têm mais
dificuldade em aprender uma matéria e outra, ou várias mesmo; além de tantas
outras dificuldades, como a realidade de cada um em casa e mesmo a ausência do diálogo entre os colegas e com
professores, para ajudar em qualquer detalhe que seja.
Pensando
em tudo isso e em como eu poderia contribuir para aprimorar a rotina de estudos
de vocês, coloco aqui um resumo que fiz de um livro de que gosto muito, o “Aprendendo
Inteligência”, do professor Pierluigi Piazzi. Faz parte do nosso conteúdo,
afinal, estamos em Língua Portuguesa, e leitura, interpretação e aplicação dos
textos permeia a nossa disciplina toda (ou componente curricular, como são
chamadas as matérias agora).
->A tarefa de vocês será anotar no caderno e
comentar aqui ou me mandar por e-mail – identificado com nome completo e turma
- as respostas para as seguintes perguntas:
1) Como você está se organizando, dentro da realidade da sua casa, na
rotina de estudos durante a quarentena?
2) Após ler com atenção o texto abaixo e assistir ao vídeo, como o
conteúdo desse resumo pôde ajudar você na prática?
Podem ser simples e diretos nas respostas. Lembrando que o
e-mail é profkellymartins@gmail.com.
Leiam com calma, reflitam e me enviem preferencialmente até sexta-feita, certo? Sei que para alguns está bem complicado o acesso e até outros problemas mais graves. Esses casos a gente resolve individualmente depois.
Aguardo suas respostas e boa leitura.
BREVE RESUMO de “APRENDENDO INTELIGÊNCIA”,
do Professor Pierluigi
Piazzi
Prof.ª Kelly
Essas
são informações valiosas para tornar-se um eficiente ESTUDANTE, não só na
escola, mas para a vida.
INTELIGÊNCIA E APTIDÃO SÃO QUALIDADES APRENDIDAS.
Resumo de como
criar uma rotina escolar que o faça ficar cada vez mais
i n t e l i g e n t e.
Cinco passos do Prof. Pier para ficar mais inteligente
1) Acreditar.
2) Evitar as coisas que diminuem a inteligência (Televisão
em excesso, videogame em excesso, computador/internet em excesso, drogas
lícitas e ilícitas...).
3) Estudar pouco, mas constantemente - todos os dias.
4) Fazer ginástica mental (palavras cruzadas, leitura em
geral, xadrez, charadas, quebra-cabeças...)
5) Ler MUITO, de tudo. Quanto mais a pessoa ler, mais
inteligente se torna.
Como estudar?
- Estudar pouco, constantemente - todo dia.
- Estudar sempre com ação, sempre
com lápis/caneta e papel na mão. Não utilizar apenas marca-texto, e sim anotar,
rabiscar, escrever.
- Se você escrever, vai para o
seu “HD”, seu cérebro. Se digitar, vai para o HD do computador...
- “Se ouço, eu esqueço. Se eu
vejo, eu entendo. Se eu faço, eu aprendo.” Ditado chinês
- Durante a aula você ouve E vê,
durante a aula você pode entender.
Mas é quando você está sozinho, quando você faz e pratica o que ouviu e viu, é
aí que você aprende.
- Prestar atenção na aula e ler
com atenção é primordial, fundamental! Por isso que aqueles que ouvem com
atenção a explicação, leem de verdade o eu é proposto, irão ter resultados
muito melhores nos exercícios e avaliações do que aqueles que apenas “estudam
para a prova”.
Na escola ou - na hora em que se recebe o conteúdo - não há estudo, há
entendimento da matéria. O estudo e consequente
aprendizado se realizam em casa, ao e s t u d a r conforme mencionado
acima.
ATENÇÃO! Não é palpite ou teoria, é ciência: a aprendizagem ocorre em ciclo
circadiano, ou seja, diário. O processo de aprendizagem inicia-se, processa-se
e encerra-se em 24 horas.
Se nesse
período acontecerem três coisas, o ciclo completa-se de forma eficiente:
1 – aula assistida (ou lida/ouvida/vista) com atenção;
2 – tarefa devidamente estudada no mesmo dia, em turno
inverso;
3 – uma boa noite de sono (para as sinapses cerebrais
processarem tudo o que foi visto, ouvido e realizado).
Se qualquer uma das três ações
não ocorrer, as 24 horas foram jogadas, do ponto de vista da aprendizagem, na
“lata do lixo”.
Na valsa da aprendizagem
eficiente, o 1,2,3 repete-se dia após dia. Se inverter e passar para 1, 3, 2 ou
ignorar quaisquer desses três passos, “já era”.
---
Abaixo, link para entrevista dado pelo Prof. Pier, para conhecer um pouco de suas
ideias.
Carreira de Pierluiggi Piazzi
·
Professor de Física do Anglo
Vestibulares desde 1969 (um dos melhores pré-vestibulares do país)
·
Professor da Poli - USP - Teoria da
relatividade
·
Professor da PUC - SP - Curso de pós
graduação de terapia familiar - Teoria Geral dos Sistemas e Cibernética.
·
Professor da UNISANTA - Inteligência
Artificial, Redes Neurais e noções de Computação Quântica.
·
Dono da editora Aleph.
·
Autor, dentre outras obras, de
Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência e Ensinando Inteligência.
·
Membro da MENSA (sociedade
internacional que reúne pessoas de QI situado nos 2% superiores).
Que esse breve
resumo tenha instigado vocês a procurarem
por mais informações a respeito, pois aprendizado e inteligência bem
direcionada nunca existirão em demasia!
Abraços a todos e até amanhã,
quando retomaremos as variedades
linguísticas e seguiremos adiante no conteúdo ;)
Nome: Álisson Almeida Dias.
ResponderExcluirTurma: 103.
1- Muito bem, se mantendo muito organizado.
2- Pôde me ajudar bastante, principalmente como motivação pra mim
Que ótimo, Álisson! Bons estudos!
ExcluirAluno: João Vitor Ortiz Bilibio
ResponderExcluirTurma: 104
1) Sinceramnete não uso uma organização, tento fazer o máximo que eu puder o quanto antes, mas com pausas pra não "fritar" o cérebro. Aqui em casa não é muito fácil manter a concentração por conta da minha família barulhenta, mas estou tentando, mesmo que atrasado, realizar as inúmeras aulas.
2) O texto e vídeo possuem ótimas dicas, eu já tinha ciência desses fatos antes.
É complicado manter organização com a casa cheia, né, João? Mas vamos nos adaptando à realidade atual e não perdendo o foco do que é importante fazer, alternando mesmo com as pausas para não "fritar" o cérebro, como falaste.
ExcluirIsso aí, siga estudando ;)!
ResponderExcluirAlif dos Santos de Vargas (103)
1)como estou respondendo atrasado eu diria que não me organizei direito no inicio da quarentena...
2)Me ajuda a ter mais confiança, ter mais inteligencia se eu fizer o que o texto propoe em relação com a escola e para vida.
Kamilly Vitória Borges (104)
ResponderExcluir1) faço as atividades, porém quando vou viajar ou tenho algum compromisso eu espero passar os dias para me organizar. Mas ando me organizando o quanto posso.
2) me motivou bastante. É fundamental pra mim, pois muitas vezes já pensei em desistir. Mas sigo firme