Turma: 106 - Aulas de: 01 e 03/06 - Língua Portuguesa - Professora: Aida Saádeh

Oi, turma!  Estamos de volta! Vocês estão todos bem? 🙋

Vamos revisar nossos estudos?

Copiem as perguntas e as respostas e me enviem, digitadas, EM ARQUIVOS SEPARADOS em atividade 1 e atividade 2, conforme especificado, por e-mail até sexta-feira, dia 05/06, inserindo no campo "assunto" nome e turma.


E-mail: profeaidasaadeh@gmail.com

ATIVIDADE 1

Exercícios sobre variações linguísticas:

1) O que são variantes linguísticas?

2) Cite cinco exemplos de arcaísmos com seus respectivos significados.

3) Dê o significado dos neologismos presentes na imagem abaixo.











4) As variações contidas na imagem que segue são chamadas de regionalismos. A que região do Brasil se refere cada uma delas e o que significam, respectivamente?













5) Como se chama a variação linguística inserida repetidamente no quadro abaixo? ____________________.

 * Crie um pequeno diálogo com todas elas e depois reescreva-o em norma-padrão da língua.

6) Complete os balões com gírias e em seguida dê o significados de cada uma.



Significados das gírias acima: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Sabendo-se que norma-padrão é aquela que está de acordo com as normas (regras) gramaticais, e que a forma coloquial é a linguagem informal, a linguagem popular, passe de uma para a outra as seguintes orações:

a) Fui no supermercado e tava rolando uma treta na rua.

_________________________________________________________________

b) A galera é tri sem noção!

_________________________________________________________________

8) Agora, faça o contrário. Crie duas orações em norma-padrão e passe para a linguagem coloquial.

ATIVIDADE 2

Memes e menes;
Charges:

9) Quais as diferenças entre memes e menes, de acordo com o que estudamos?



10) Sobre a charge, responda:

a) Quem é o personagem?

b) Qual são os dois assuntos abordados na charge?

c) Qual é a crítica contida? O que o chargista quer nos dizer?

c) Por que você acredita que foi capaz de responder às questões anteriores?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turma 21- Aula 01 03/04/20

AULA PROGRAMADA 305 PROFESSORA SILVIA LÍNGUA PORTUGUESA 16 E 17/-4/2020