Turma: 106 - Aulas de: 01 e 03/06 - Língua Portuguesa - Professora: Aida Saádeh
Oi, turma! Estamos de volta! Vocês estão todos bem? 🙋
Vamos revisar nossos estudos?
Copiem as perguntas e as respostas e me enviem, digitadas, EM ARQUIVOS SEPARADOS em atividade 1 e atividade 2, conforme especificado, por e-mail até sexta-feira, dia 05/06, inserindo no campo "assunto" nome e turma.
E-mail: profeaidasaadeh@gmail.com
ATIVIDADE 1
Exercícios sobre variações linguísticas:
1) O que são variantes linguísticas?
2) Cite cinco exemplos de arcaísmos com seus respectivos significados.
3) Dê o significado dos neologismos presentes na imagem abaixo.
4) As variações contidas na imagem que segue são chamadas de regionalismos. A que região do Brasil se refere cada uma delas e o que significam, respectivamente?
5) Como se chama a variação linguística inserida repetidamente no quadro abaixo? ____________________.
* Crie um pequeno diálogo com todas elas e depois reescreva-o em norma-padrão da língua.
6) Complete os balões com gírias e em seguida dê o significados de cada uma.
Significados das gírias acima: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Sabendo-se que norma-padrão é aquela que está de acordo com as normas (regras) gramaticais, e que a forma coloquial é a linguagem informal, a linguagem popular, passe de uma para a outra as seguintes orações:
a) Fui no supermercado e tava rolando uma treta na rua.
_________________________________________________________________
b) A galera é tri sem noção!
_________________________________________________________________
8) Agora, faça o contrário. Crie duas orações em norma-padrão e passe para a linguagem coloquial.
ATIVIDADE 2
Memes e menes;
Charges:
9) Quais as diferenças entre memes e menes, de acordo com o que estudamos?
10) Sobre a charge, responda:
a) Quem é o personagem?
b) Qual são os dois assuntos abordados na charge?
c) Qual é a crítica contida? O que o chargista quer nos dizer?
c) Por que você acredita que foi capaz de responder às questões anteriores?
Vamos revisar nossos estudos?
Copiem as perguntas e as respostas e me enviem, digitadas, EM ARQUIVOS SEPARADOS em atividade 1 e atividade 2, conforme especificado, por e-mail até sexta-feira, dia 05/06, inserindo no campo "assunto" nome e turma.
E-mail: profeaidasaadeh@gmail.com
ATIVIDADE 1
Exercícios sobre variações linguísticas:
1) O que são variantes linguísticas?
2) Cite cinco exemplos de arcaísmos com seus respectivos significados.
3) Dê o significado dos neologismos presentes na imagem abaixo.
4) As variações contidas na imagem que segue são chamadas de regionalismos. A que região do Brasil se refere cada uma delas e o que significam, respectivamente?
5) Como se chama a variação linguística inserida repetidamente no quadro abaixo? ____________________.
* Crie um pequeno diálogo com todas elas e depois reescreva-o em norma-padrão da língua.
6) Complete os balões com gírias e em seguida dê o significados de cada uma.
Significados das gírias acima: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Sabendo-se que norma-padrão é aquela que está de acordo com as normas (regras) gramaticais, e que a forma coloquial é a linguagem informal, a linguagem popular, passe de uma para a outra as seguintes orações:
a) Fui no supermercado e tava rolando uma treta na rua.
_________________________________________________________________
b) A galera é tri sem noção!
_________________________________________________________________
8) Agora, faça o contrário. Crie duas orações em norma-padrão e passe para a linguagem coloquial.
ATIVIDADE 2
Memes e menes;
Charges:
9) Quais as diferenças entre memes e menes, de acordo com o que estudamos?
10) Sobre a charge, responda:
a) Quem é o personagem?
b) Qual são os dois assuntos abordados na charge?
c) Qual é a crítica contida? O que o chargista quer nos dizer?
c) Por que você acredita que foi capaz de responder às questões anteriores?
Comentários
Postar um comentário