Turmas: 204,205,206,207 - Língua Portuguesa - Profe Patrícia Dalzochio - dias 01, 03,05 de junho.

Bom dia! Espero que estejam todos bem...
Então, retornamos nossos estudos, novamente com aulas programadas. Para esta semana ( dias 01,03 e 05 de junho) as aulas servem de revisão para relembrarmos os últimos tópicos estudados.
Para isso, peço que TODOS ENVIEM AS RESPOSTAS para mim, pode ser por e-mail (digitadas ou pode ser foto do caderno com as respostas feitas) ou vocês podem postar aqui no blog,  nos comentários. Qualquer dúvida é só pedir através do e-mail (patidalzochio@hotmail.com), sem problema nenhum.

As respostas devem ser enviadas até dia 10/06/20. 

Ah, lembrem-se:

Frases de Saudade




ATIVIDADES DE REVISÃO –  Turmas: 204,205,206, 207. L. Portuguesa 
PARA ENTREGAR  (apenas respostas)  ( Via blog ou e-mail).

  Leia o texto a seguir para resolver as atividades de 1 a 4.

COMO CRIAR UMA FERA EM CASA
                                                                            Frei Betto
                  
         Comemora-se amanhã, 4 de junho, o Dia Mundial contra a Agressão Infantil. Muitos adultos trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno, humilhação de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas eufemisticamente qualificadas de castigos.
         A ausência de carinho é agressão frequente. Um dia destes, no semáforo fechado, um garoto pediu-me dinheiro. Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe a mão na cabeça. Afastou-se rumo ao carro de trás. Seu amigo acercou-se de minha janela. “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei. O menino olhou-me do fundo de seus mil anos de desamor: “O senhor passa a mão também na minha cabeça?”
         No reino animal, só os répteis geram a cria sem estabelecer com ela nenhuma aparente relação de afeto. Todos os outros animais se nutrem de pão e de beleza. O que dizer a respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo? Lixo porque o Brasil desperdiça 40% dos alimentos que produz, sobretudo hortaliças e frutas; por falta de armazenamento e transporte adequados e de informações sobre o valor nutritivo de cascas, talos e folhas, joga-as fora. Luxo porque 100 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza.
         Não pode se sentir amada uma criança de pais ausentes de casa o dia todo ou angustiados pelo desemprego. Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência.
         Hoje, a agressão à infância é multifacetada: guerras militarizam crianças, prostituição infantil, menores abandonados, consumo e tráfico de drogas, extração de órgãos, trabalho escravo, etc.
         [..] É possível que a mais frequente agressão à infância resida na falta de relação afetiva e dialógica entre pais e filhos. Há pais impacientes que tentam subornar os filhos com presentes e promessas. Outros, sempre ocupados, deixam os filhos entregues à babá eletrônica.
         Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone. Esquecem que há em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, carinho, atenção. Enfim, alguém que lhe passe a mão na cabeça, de preferência com amor.
                                               O Estado de S. Paulo, 3 jun. 1998. 1°. Caderno, p.2.


1. Qual é o assunto principal do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Vimos que os adjetivos servem para caracterizar seres, objetos, lugares, etc. Identifique,  no quarto parágrafo, dois  adjetivos.
_____________________________________________________________________

3. Em relação aos pronomes oblíquos, vimos que muitas vezes eles funcionam como elementos de coesão, evitando a repetição de algumas palavras. Nos trechos abaixo, extraídos do texto, identifique a quem se referem os pronomes oblíquos destacados.
Observe o exemplo.

Exemplo:  “Um dia destes, no semáforo fechado, um garoto pediu-me dinheiro.” (segundo parágrafo)
Resposta: o pronome oblíquo “me” refere-se ao narrador do texto (me=  a mim)

a) “Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe a mão na cabeça.”
_________________________________________________________________________________
b)  “Afastou-se rumo ao carro de trás.”
_____________________________________________________________________
c) “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei.”
_____________________________________________________________________
d)  “O menino olhou-me do fundo de seus mil anos de desamor:
_____________________________________________________________________
e)Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência.”  

4. Escolha um parágrafo do texto e exponha sua opinião sobre ele, ou seja, escreva um pequeno texto ( de 5 até 10 linhas) dizendo se você concorda com o autor sobre as ideias expostas naquele trecho.

5. Explique, com suas palavras, quando devemos usar o pronome EU e quando devemos usar o pronome MIM em uma frase.


 6. Leia este texto:
Urso de pelúcia
Em 1902, durante uma viagem para resolver um impasse sobre a fronteira dos estados de Louisiana e Mississípi, o presidente americano Theodore Roosevelt foi convidado a participar de uma caçada. Os anfitriões capturaram um urso e ofereceram-___  ao presidente, para que ___ ___ matasse e levasse um troféu para casa. Roosevelt ___ recusou a atirar no animal. Logo, a exemplar história do urso ___ espalhou por todo o país. Isso incentivou o imigrante russo Morris Michtom, vendedor de brinquedos de Nova York, a fabricar ursos de pelúcia. ___ receberam o nome de “Teddy Bear”. Teddy era o nome da filha de Roosevelt. Outra versão diz que, também impulsionada pela história de Roosevelt, a fabricante de brinquedos alemã Margaret Steiff lançou ursinhos de pelúcia, pouco antes de Michtom. Desde 1880, Margaret — paralítica por causa de uma poliomielite — fazia animaizinhos de feltro.
(Marcelo Duarte. O livro das invenções. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. )

a) Todos os pronomes pessoais do texto foram eliminados. Que pronomes pessoais você supõe que estejam no texto original? (reescreva, no texto, ou liste-os em ordem, abaixo).

7. Reescreva as frases a seguir, substituindo por pronomes oblíquos as palavras destacadas.
 a) Espero conhecer sua nova amiga em breve.
 b) Quero emprestar este livro a você, assim que eu terminar de ler este livro.
 c) Você não vai cumprimentar seus avós?
 d) Ela não encontrou a amiga na festa.

8. Empregue adequadamente pronomes de tratamento nas frases a seguir, observando as pessoas às quais eles se referem.
a) Só há um caixa aberto e a fila está demorada. O(A) _______ não quer passar na minha frente? (pessoa mais velha)
b) Maria, ___________ poderia me fazer um favor? (pessoa íntima)
c) Os funcionários pedem que ___________ marque uma reunião para a discussão do projeto. (chefe, autoridade)
d) ___________ gostaria de manifestar sua opinião neste momento? (autoridade do governo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turma 21- Aula 01 03/04/20

AULA PROGRAMADA 305 PROFESSORA SILVIA LÍNGUA PORTUGUESA 16 E 17/-4/2020