Turmas: 204,205,206,207 - Língua Portuguesa - Profe Patrícia Dalzochio - dias 01, 03,05 de junho.
Bom dia! Espero que estejam todos bem...
Então, retornamos nossos estudos, novamente com aulas programadas. Para esta semana ( dias 01,03 e 05 de junho) as aulas servem de revisão para relembrarmos os últimos tópicos estudados.
Para isso, peço que TODOS ENVIEM AS RESPOSTAS para mim, pode ser por e-mail (digitadas ou pode ser foto do caderno com as respostas feitas) ou vocês podem postar aqui no blog, nos comentários. Qualquer dúvida é só pedir através do e-mail (patidalzochio@hotmail.com), sem problema nenhum.
As respostas devem ser enviadas até dia 10/06/20.
Ah, lembrem-se:
6. Leia este texto:
Então, retornamos nossos estudos, novamente com aulas programadas. Para esta semana ( dias 01,03 e 05 de junho) as aulas servem de revisão para relembrarmos os últimos tópicos estudados.
Para isso, peço que TODOS ENVIEM AS RESPOSTAS para mim, pode ser por e-mail (digitadas ou pode ser foto do caderno com as respostas feitas) ou vocês podem postar aqui no blog, nos comentários. Qualquer dúvida é só pedir através do e-mail (patidalzochio@hotmail.com), sem problema nenhum.
As respostas devem ser enviadas até dia 10/06/20.
Ah, lembrem-se:
PARA ENTREGAR (apenas respostas) ( Via blog ou e-mail).
Leia o
texto a seguir para resolver as atividades de 1 a 4.
COMO CRIAR UMA FERA EM
CASA
Frei
Betto
Comemora-se
amanhã, 4 de junho, o Dia Mundial contra a Agressão Infantil. Muitos adultos
trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças
feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno,
humilhação de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas
eufemisticamente qualificadas de castigos.
A
ausência de carinho é agressão frequente. Um dia destes, no semáforo fechado,
um garoto pediu-me dinheiro. Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras,
passei-lhe a mão na cabeça. Afastou-se rumo ao carro de trás. Seu amigo
acercou-se de minha janela. “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei. O
menino olhou-me do fundo de seus mil anos de desamor: “O senhor passa a mão
também na minha cabeça?”
No
reino animal, só os répteis geram a cria sem estabelecer com ela nenhuma
aparente relação de afeto. Todos os outros animais se nutrem de pão e de
beleza. O que dizer a respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo?
Lixo porque o Brasil desperdiça 40% dos alimentos que produz, sobretudo
hortaliças e frutas; por falta de armazenamento e transporte adequados e de
informações sobre o valor nutritivo de cascas, talos e folhas, joga-as fora.
Luxo porque 100 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza.
Não
pode se sentir amada uma criança de pais ausentes de casa o dia todo ou
angustiados pelo desemprego. Nem a que vive confinada num barraco sem espaço
físico e mental, asfixiada por clima de violência.
Hoje,
a agressão à infância é multifacetada: guerras militarizam crianças,
prostituição infantil, menores abandonados, consumo e tráfico de drogas,
extração de órgãos, trabalho escravo, etc.
[..]
É possível que a mais frequente agressão à infância resida na falta de relação
afetiva e dialógica entre pais e filhos. Há pais impacientes que tentam
subornar os filhos com presentes e promessas. Outros, sempre ocupados, deixam
os filhos entregues à babá eletrônica.
Dedicados
a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira
profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os
filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone. Esquecem que há
em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, carinho, atenção. Enfim,
alguém que lhe passe a mão na cabeça, de preferência com amor.
O Estado de S. Paulo, 3 jun. 1998. 1°.
Caderno, p.2.
1. Qual é o assunto
principal do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Vimos que os adjetivos
servem para caracterizar seres, objetos, lugares, etc. Identifique, no quarto parágrafo, dois adjetivos.
_____________________________________________________________________
3. Em relação aos
pronomes oblíquos, vimos que muitas vezes eles funcionam como elementos de
coesão, evitando a repetição de algumas palavras. Nos trechos abaixo, extraídos
do texto, identifique a quem se referem os pronomes oblíquos destacados.
Observe o exemplo.
Exemplo: “Um dia destes, no semáforo fechado, um
garoto pediu-me dinheiro.” (segundo parágrafo)
Resposta: o
pronome oblíquo “me” refere-se ao narrador do texto (me= a mim)
a) “Dei-lhe
chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe a mão na
cabeça.”
_________________________________________________________________________________
b) “Afastou-se rumo ao carro de
trás.”
_____________________________________________________________________
c) “Não tenho mais nada para
lhe dar”, adiantei.”
_____________________________________________________________________
d) “O menino olhou-me do fundo de
seus mil anos de desamor:
_____________________________________________________________________
e) “Nem a que vive
confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de
violência.”
4. Escolha um parágrafo do texto e exponha sua opinião
sobre ele, ou seja, escreva um pequeno texto ( de 5 até 10 linhas) dizendo se
você concorda com o autor sobre as ideias expostas naquele trecho.
5. Explique, com suas palavras, quando devemos usar o
pronome EU e quando devemos usar o pronome MIM em uma frase.
Urso
de pelúcia
Em
1902, durante uma viagem para resolver um impasse sobre a fronteira dos estados
de Louisiana e Mississípi, o presidente americano Theodore Roosevelt foi
convidado a participar de uma caçada. Os anfitriões capturaram um urso e
ofereceram-___ ao presidente, para que
___ ___ matasse e levasse um troféu para casa. Roosevelt ___ recusou a atirar
no animal. Logo, a exemplar história do urso ___ espalhou por todo o país. Isso
incentivou o imigrante russo Morris Michtom, vendedor de brinquedos de Nova
York, a fabricar ursos de pelúcia. ___ receberam o nome de “Teddy Bear”. Teddy
era o nome da filha de Roosevelt. Outra versão diz que, também impulsionada
pela história de Roosevelt, a fabricante de brinquedos alemã Margaret Steiff
lançou ursinhos de pelúcia, pouco antes de Michtom. Desde 1880, Margaret —
paralítica por causa de uma poliomielite — fazia animaizinhos de feltro.
(Marcelo Duarte. O livro
das invenções. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. )
a) Todos os pronomes pessoais do texto foram eliminados.
Que pronomes pessoais você supõe que estejam no texto original? (reescreva, no
texto, ou liste-os em ordem, abaixo).
7. Reescreva as frases a seguir, substituindo por
pronomes oblíquos as palavras destacadas.
a) Espero
conhecer sua nova amiga em breve.
b) Quero
emprestar este livro a você, assim que eu terminar de ler este livro.
c) Você não vai
cumprimentar seus avós?
d) Ela não
encontrou a amiga na festa.
8. Empregue adequadamente pronomes de tratamento nas
frases a seguir, observando as pessoas às quais eles se referem.
a) Só há um caixa aberto e a fila está demorada. O(A)
_______ não quer passar na minha frente? (pessoa mais velha)
b) Maria, ___________ poderia me fazer um favor? (pessoa
íntima)
c) Os
funcionários pedem que ___________ marque uma reunião para a discussão do
projeto. (chefe, autoridade)
d) ___________ gostaria de manifestar sua opinião
neste momento? (autoridade do governo)
Comentários
Postar um comentário