Turma:71 - Aulas de: 01 e 04/06 - Língua Portuguesa - Professora: Aida Saádeh
Olá, meus amores! Estou muito feliz por estarmos nos encontrando aqui de novo, e que estejam todos bem!
💜💜💜
Vamos revisar nossos estudos?
Copiem as perguntas e as respostas e me enviem, digitadas, EM ARQUIVOS SEPARADOS em atividade 1 e atividade 2, conforme especificado, por e-mail até sexta-feira, dia 05/06, inserindo no campo "assunto" nome e turma.
E-mail: profeaidasaadeh@gmail.com
ATIVIDADE 1
Gêneros textuais e de compreensão textual.
Sobre gêneros textuais:
1) O que é um autorretrato?
2) Qual a diferença entre biografia e autobiografia?
3) Por que é importante ler as bulas dos remédios? O que contém nelas?
4) A que gênero textual pertence o texto abaixo? _____________. Como você chegou a esta conclusão?
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
💜💜💜
Vamos revisar nossos estudos?
Copiem as perguntas e as respostas e me enviem, digitadas, EM ARQUIVOS SEPARADOS em atividade 1 e atividade 2, conforme especificado, por e-mail até sexta-feira, dia 05/06, inserindo no campo "assunto" nome e turma.
E-mail: profeaidasaadeh@gmail.com
ATIVIDADE 1
Gêneros textuais e de compreensão textual.
Sobre gêneros textuais:
1) O que é um autorretrato?
2) Qual a diferença entre biografia e autobiografia?
3) Por que é importante ler as bulas dos remédios? O que contém nelas?
4) A que gênero textual pertence o texto abaixo? _____________. Como você chegou a esta conclusão?
Motivo (Cecília Meireles)
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Questões para compreensão textual:
5) De quem é a autoria do texto acima?
6) Por que motivo ela afirma que canta?
7) O que você acredita que ela quis dizer em "não sou alegre, nem sou triste, sou poeta"?
8) Qual é a única certeza dela?
ATIVIDADE 2
Ortografia, classes gramaticais e trocadilhos.
Ortografia, classes gramaticais e trocadilhos.
Complete as palavras com X ou CH:
arope | urrasco | ícara |
Caoeira | Feadura | Enada |
Enaqueca | Rouinol | ereta |
Roo | afariz | Faia |
Feie | ocolate | Borraa |
Fia | utar | ave |
uva | ifre | egar |
Enaguar | Caia | adrez |
Faina | Energar | ale |
Coa | Relaar | uu |
Classifique as palavras destacadas como substantivo, adjetivo ou verbo:
1) Os alunos chegaram cedo.
2) Ontem eu estudei muito!
3) O meu amigo é legal.
4) Hoje choveu torrencialmente em Capão da Canoa.
5) Existem muitos doentes assintomáticos por Covid-19.
6) Há mais de sessenta dias que eu não vejo o mar. Que saudades!
7) As pessoas estão muito doentes.
8) Precisamos nos conscientizar antes que seja tarde, filha!
9) Tudo vai passar e ficaremos felizes novamente.
10) Aquela série é maravilhosa!
Trocadilhos:
1) Conceitue trocadilhos.
2) Na aula de 30 de maio eu solicitei que cada aluno criasse um trocadilho. Transcreva o seu aqui. :-)
Comentários
Postar um comentário